Grão Mestre Moy Yat e Helen Moy

Grão Mestre Moy Yat e Helen Moy

Moy Yat (1938-2001) foi discípulo do Patriarca Ip Man (1893-1972) de Foshan. Nascido Moy Yit Kai, ele teve acesso ao Sistema Ving Tsun em Hong Kong, em 1957. Foi o primeiro líder de família (si fu) estabelecido em Hong Kong à imigrar ao ocidente, em 1973, sendo o idealizador da Denominação Moy Yat Ving Tsun.

O museu de Ip Man (IP MAN TONG), criado pelo governo chinês na cidade de Foshan, reconheceu Grão-Mestre Moy Yat com uma honrosa menção:

Um entusiasta das Artes Marciais, ele iniciou seu treinamento com idade bem jovem. Ele seguiu grão-mestre Ip Man e emigrou da China para Hong Kong. Em 1963, ele inaugurou a Moy Yat Ving Tsun Association e reuniu muitos estudantes antes de emigrar para New York (EUA), em 1973, onde ele continuou a ensinar Ving Tsun

Todo ano, Moy Yat viajava para vários lugares ao redor do globo para dirigir treinamentos, aulas e seminários. Ele também enfatizava a moral e a ética das Artes Marciais para seus estudantes, fato que o levou a ser muito respeitado por todos os condiscípulos da arte.

Além de suas conquistas no campo das Artes Marciais, Moy Yat era também um gênio da pintura e caligrafia chinesa. Ele trabalhou, voluntariamente, como um consultor deste museu

Desde o falecimento do Grão-Mestre Moy Yat, em 23 de janeiro de 2001, a liderança do Clã Moy Yat passou a ser da Sra. Helen Moy, viúva do Grão-Mestre. Desde então, no mês de dezembro, o aniversário da Sra. Helen Moy serve como referência para reunir todo o Grande Clã Moy, evento que ocorre anualmente na cidade de New York - EUA.